Perfil do Curso - Teologia

O serviço da Teologia apresenta-se em dupla dimensão recíproca: na interpretação do horizonte dos sentidos fundamentais que perpassam a vida e a morte; nas propostas de ação e desempenhos correspondentes quanto à vida individual e social.

Para atender a essa dupla dimensão, o curso de Bacharelado em Teologia da Faculdade Católica de Pouso Alegre tem como referencial uma visão integral do ser humano, fundada no valor da vida, visando a um compromisso histórico-prático nas relações básicas do humano (pessoal, social, ecológico/planetário, espiritual), à luz da proposta cristã (Jesus Cristo – Reino de Deus). Seu objetivo é promover uma cultura integral, própria da missão educadora e evangelizadora da Igreja, levando à prática sincera dos valores cristãos, numa inserção na cultura contemporânea. Além disso, pretende, pela força do Evangelho, contribuir nos critérios de julgamento, nos valores fundamentais, nos centros de interesse, nas linhas de pensamento e nos modelos de vida da humanidade de hoje e modificá-los sempre que se apresentem contrários à Palavra de Deus e ao desígnio salvífico.

Tanto na promoção e desenvolvimento da investigação teológica como na atividade de ensino, o curso tem como fundamento a perspectiva de fé, à luz da Revelação cristã, relacionada com a razão, na busca da verdade. Tem na Sagrada Escritura e na reflexão sistemático-pastoral os suportes básicos de sua estrutura. Cada uma das disciplinas faz parte de um todo que tem em Jesus Cristo seu elo fundamental, numa abertura aos dados da Revelação cristã, abarcando o ser humano em sua totalidade. Ao mesmo tempo, a reflexão teológica abre-se ao diálogo como uma forma adequada e necessária para tratar dos problemas do nosso tempo e iluminá-los na perspectiva da fé. Todo esse esforço é desenvolvido bebendo das fontes cristãs, valorizando a sabedoria que se foi acumulando na Tradição, acompanhando o esforço permanente do Magistério da Igreja.


-->

Todos os direitos reservados © FACAPA 2019 - 2024