Histórico Institucional


FACAPA

               A Faculdade Católica de Pouso Alegre, estabelecimento isolado particular de ensino superior, de natureza confessional católica, é mantida pela Fundação Educacional Dom José D’Ângelo Neto (Fejan). Suas origens remontam à experiência educacional desenvolvida em duas outras instituições: o Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, fundado em 8 de setembro de 1899; o Instituto Teológico Interdiocesano São José, criado em 21 de março de 1996.

               Até o final da década de 1990, o padrão de qualidade mantido pelo Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre e Instituto Teológico Interdiocesano São José, em seus respectivos cursos livres de Filosofia e Teologia, sempre permitiu, em face da legislação vigente na época, que seus egressos não só pudessem convalidar seus estudos em universidades credenciadas – como, por exemplo, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais –, como também que prosseguissem seus estudos superiores em programas de especialização, mestrado e doutorado em instituições de ensino superior no Brasil e no exterior. No ano de 2002, o Instituto Teológico Interdiocesano São José, através de convênio estabelecido com o Instituto Teológico São Paulo (São Paulo – SP), logrou a obtenção de títulos acadêmicos em nome da Santa Sé, mediante o sistema de agregação com o Pontifício Ateneu Santo Anselmo, de Roma.

               Entretanto, as mudanças decorrentes da Lei nº 9.394/1996 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do Parecer CNE/CES nº 765/1999, as quais impossibilitaram a convalidação de estudos desenvolvidos em seminários maiores junto a instituições credenciadas junto ao Ministério da Educação (MEC), levaram o arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, a fundar uma instituição de ensino superior (IES) que pudesse oferecer, com o reconhecimento do Governo Brasileiro, os cursos de Filosofia e Teologia. Em vista disso, a Arquidiocese de Pouso Alegre instituiu a Fundação Educacional Dom José D’Ângelo Neto (Fejan), a fim de atuar como entidade mantenedora da Faculdade Católica de Pouso Alegre.

               Como instituição de ensino superior, a Faculdade Católica de Pouso Alegre obteve seu credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC), através da Portaria nº 3.926, de 14 de novembro de 2005, e a autorização do funcionamento de seus cursos de bacharelado em Filosofia e Teologia (portarias nos 3.927 e 3.928, de 14 de novembro de 2005, respectivamente). Seu primeiro diretor foi o Prof. Me. Padre Marco Aurélio Gubiotti, que, junto à sua equipe pedagógica e administrativa, dirigiu a IES de 2005 a 2009, tendo sido anteriormente diretor do Instituto Teológico Interdiocesano São José.

               No primeiro ciclo de avaliação realizado pelo MEC, no Enade 2008 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), para o curso de Filosofia, a Facapa obteve o índice 5, ficando entre as melhores instituições de ensino superior do país, nessa área. Junto a isso, a Faculdade obteve a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Em 2011, por ocasião de seu recredenciamento, foi avaliada com Conceito Institucional 3.

               Desde 2010, a instituição vem oferecendo também cursos de especialização nas áreas filosófica e teológica. Além disso, têm sido promovidos diversos cursos e iniciativas diversas de extensão acadêmica, de maneira a socializar com o entorno da instituição o conhecimento nela produzido. Por meio de seus órgãos de comunicação – o jornal Horizonte Acadêmico e a revista científica eletrônica Theoria (ISSN 1984-9052) –, a Faculdade Católica de Pouso Alegre amplia seu diálogo com a sociedade. Entre os muitos frutos que a Faculdade vem colhendo, além dos já citados, salienta-se o desempenho dos estudantes egressos da instituição, muitos atuando como agentes de pastoral, professores e acadêmicos em cursos stricto sensu (mestrado e doutorado).


-->

Todos os direitos reservados © FACAPA 2019 - 2022