A Ouvidoria

A Ouvidoria da Faculdade Católica tem por objetivo ser um elo entre a comunidade acadêmica (alunos, professores, funcionários, famílias, sociedade organizada etc.) e as diretoria geral e acadêmica da faculdade, órgão aos quais está diretamente ligada.

É um serviço de atendimento interno e externo com as atribuições de ouvir, encaminhar e acompanhar críticas, reclamações, preocupações, proposições e sugestões, entre outras.

A Ouvidoria, na comunidade acadêmica, funciona como uma instância de tutela das pessoas. É um espaço de acolhida e escuta. Após este processo, precisa dar direção às reclamações, ou sugestões, bem como acompanhá-las e concluir suas demandas.

É um setor autônomo, que pretende ser canal de participação no conjunto das instâncias universitárias e funcionar como um instrumento novo de democracia, atuando de forma participativa e transparente.

Como um termômetro, pretende detectar o que acontece e prevenir conflitos. Como ferramenta coletiva, quer favorecer o diálogo intenso. Como canal pró-ativo, quer buscar a melhor solução para os problemas que envolvam as pessoas e os mecanismos institucionais, primando pelo respeito e pela qualidade de vida de todos. Quem critica se dispõe a mudar e colaborar na mudança. Quem sugere já deseja a mudança.

O critério principal da Ouvidoria é o humanismo e a valorização plena da instituição acadêmica e sua comunidade.

Cabe ao ouvidor receber queixas, sugestões, reclamações e denuncias sobre o desempenho dos serviços da faculdade e encaminhá-las aos órgãos competentes. Ele não tem qualquer poder decisório, mas apenas de encaminhamento e debate de toda matéria submetida à sua apreciação.

O ouvidor assume, frequentemente, o papel de indutor de mudanças estruturais na instituição em que atua, colocando em prática um processo de resgate da cidadania e criando condições para que todos compreendam a necessidade de cumprir os seus deveres e exigir os seus direitos.

A Ouvidoria pode ser utilizada por:

estudantes - professores  - funcionários - colaboradores - pessoas da comunidade externa.

O atendimento das solicitações pela Ouvidoria será por ordem de chegada, averiguando a veracidade dos fatos, através dos canais competentes.

As pessoas podem ser atendidas:

• por email: ouvidoria@facapa.edu.br;

• por formulário eletrônico - disponível também no QrCode abaixo;

• por formulário em papel - disponível na secretaria acadêmica, entregue em envelope lacrado.

• Acesse o QrCode: