Áreas de Atuação - Filosofia

A reflexão filosófica está fundada na vivência. Não se informa nem se adestra ninguém para o filosofar; não se constrói uma crítica a partir da pura erudição. O filósofo caracteriza-se como pensador e educador à medida que lhe compete transmitir, de uma geração à outra, o gosto da memória cultural, a consciência das formas de expressão humana que se sedimentaram e o amor à busca do saber no horizonte das experiências contemporâneas.

O bacharel em Filosofia pode atuar como pesquisador. Oferecendo ao aluno a possibilidade de fazer um percurso acadêmico articulando pesquisa e ensino, o bacharel estará apto a fazer uma leitura crítica dos textos fundamentais da tradição filosófica; a pensar os problemas que estes textos apresentam; desenvolver uma reflexão crítica destes problemas, expondo-os de maneira ordenada; articular as diferentes dimensões do conhecimento humano; exercer o discernimento crítico no estudo da realidade, articulando sensibilidade intelectual e erudição; ser capaz de, partindo da pluralidade da experiência, apontar a dimensão conceitual que a unifica. Dessa maneira, o egresso do curso de Filosofia poderá contribuir com o progresso da ciência filosófica nas suas variadas áreas, unindo razão e sensibilidade: sensível às inquietações e paradoxos do mundo atual, desenvolverá projetos de pesquisa destinados a apresentar soluções para que situações não favoráveis à vida (violência, intolerância, barbárie, terror, preconceito,...) sejam transformadas.

Muitas perspectivas têm surgido para o trabalho autônomo do filósofo como consultor junto a instituições culturais, educacionais, de comunicação, de promoção humana, bem como junto aos mais diversos ramos empresariais. A sociedade contemporânea tem requerido pessoas que sejam capazes de pensar a sua organização e a sua complexidade tanto de um ponto de vista local e particularizado quanto segundo uma perspectiva global e abrangente.

Além do mais, o bacharel em Filosofia tem diante de si a possibilidade de prosseguir seus estudos em programas de pós-graduação stricto e lato sensu , podendo, posteriormente, dedicar-se ao magistério superior.


-->

Todos os direitos reservados © FACAPA 2019 - 2024